terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PREPARANDO PARA O CARNAVAL

Olá Leitores,

Demos uma sumidinha nesses últimos dias, mas agora estamos voltando com tudo! E a dica de hoje é para as pessoas que ainda querem estar com o corpo mais sequinho até o carnaval...

Já está paticamente em cima da hora, mas com força de vontade e determinação da tempo de enxugar o corpitcho... Além disso é importante saber como se preparar para pular o feriado de carnaval todo com pique total!

A dieta da folia para seguir somente essa semaninha é baseada em uma reeducação alimentar seguida pelos vigilantes do peso e só deve ser seguida por 3 dias para não causar nenhum dano a saúde. Lembrando que ela só é válida para pessoas que pesem até 80kg.

Café da manhã: 1 copo de shake de abacaxi • 1 torrada de pão integral com 1 colher (sopa) de geleia de fruta

Almoço: 1 porção de penne com abobrinha e ricota • 1 xícara (chá) de salada de rúcula, alface roxa e crespa e pepino • 1 colher (sopa) de molho para salada com ervas

Jantar: 1 filé de frango pequeno grelhado com cebola • 1 porção de purê de abóbora • 1/2 xícara (chá) de arroz integral • 1 porção de salada de agrião, espinafre e tomate, temperada com 1 colher (chá) de azeite

Lanche: 1 copo de shake de frutas vermelhas
Não esquecendo de associar uma atividade física. Se não tem o hábito de ir a uma academia, faça exercícios ao ar livre como caminhada ou corrida em um parque da cidade.
 
*Água é um aliada importantíssima!
 
E para quem está de viagem marcada para pular realmente o carnaval aqui umas dicas para não exagerar e acabar perdendo os 4 dias...
 
Dançar já faz bem. Pular carnaval é melhor ainda, pois alivia o stress do dia-a-dia, faz bem para o corpo e para a alma e dá um banho de diversão e alegria. Mas é sempre bom informar-se sobre como aliar toda essa euforia do carnaval e estação quente de verão a uma alimentação saudável. Aqui vão algumas dicas para você sair da festa em forma e com as energias revigoradas.

Prepare-se para cair na folia...

Uma refeição leve à base de carboidratos (massas, pães, batata, cereais) é o mais indicado, pois são fontes de energia rapidamente assimiláveis.
Os acompanhamentos, entretanto, devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches, por exemplo, devem ser leves.

Enquanto você pula e se diverte...

Procure hidratar-se com muita água, sucos (acerola, araçá, kiwi, abacaxi, mamão e frutas cítricas são ricas em vitamina C, que estimula o sistema imunológico) ou, se possível, água de coco, que além de gostosa, hidrata mais rápido. Os isotônicos não devem ser tomados “como água”, como muita gente faz, pois contêm teor muito elevado de minerais e glicose (açúcar). Dê preferência aos diets.
Procure evitar as bebidas alcoólicas, tome-as com moderação, sempre compensando com o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte. Dê preferência às cervejas, que possuem vitaminas do complexo B e minerais, sendo que as pilsen e light são leves e possuem baixo teor alcoólico.

Durante a folia...

Substitua os alimentos gordurosos como porções, salgadinhos, snacks, amendoins, etc. por sanduíches frios (enquanto o pão fornece a energia dos carboidratos, recheios à base de queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e barrinhas de cereais.

Depois daquela noitada de muita folia...

Para recuperar-se do desgaste, sopas, saladas ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado, com pão integral, suco e queijo branco ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais “refrescante”, o açaí, que é fácil de ser preparado, pode também ser uma ótima opção, sendo uma fonte rica de cálcio, carboidratos e energia (248kcal por 100g de polpa congelada). Melhor ainda se acompanhado de granola, mel, xarope de guaraná e frutas de sua preferência.

Quando a folia acabar...

Se exagerou na “dose”, faça uma dieta desintoxicante: beba bastante líquido (água e sucos de frutas) e coma alimentos leves, preferencialmente vegetais crus e frutas.


Abraços,